Estreias

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Crítica - 'No Coração do Mar'


    Mestre em trabalhar em grandes produções baseadas em histórias verídicas, Ron Howard apresenta as telas a história por trás do clássico da literatura Moby Dick em ‘No Coração do Mar’. Publicado em 1851 por Herman Melville, Howard optou por contar a origem dos segredos da fascinante história a partir da visão do autor à procura de um sobrevivente traumatizado.                   

    Após conhecer o sobrevivente Nickerson (Brendan Gleeson) do fatídico naufrágio do navio baleeiro Essex, Melville (Ben Whishaw) é o único prestigiado a escutar a verdadeira história por trás dos rumores no inverno de 1820, a fim de alavancar sua carreira como escritor. A partir daí, conhecemos o capitão Pollard (Benjamin Walker), o primeiro oficial Owen Chase (Chris Hemsworth) e todos os tripulantes com o propósito de coletar milhares de barris de óleo de baleia.      

  Com vários planos para contar a aventura, a historia é construídas por contrastes com personagens complementares. Seja na rivalidade da tradição e riqueza do capitão Pollard    contra o experiente primeiro oficial Chase, na questão do homem com a natureza e a relação entre Melville e Nickerson. Em conseqüência, o filme deixa de explorar certos pontos, mas traz todo o peso da narrativa nos olhos da ótima interpretação de Gleeson. A trama apresenta boas presenças de Hemsworth, Cillian Murphy, Tom Holland, Benjamin Walker, mas nenhum deles vem a se destacar.   

  Como de costume Howard mostra suas firmes mãos para trazer essa narrativa empolgante do monstro do oceano.  Com ótimos movimentos de câmeras das mais variadas angulações em uma edição rápida e clara tanto dentro quanto fora da água em um ritmo agradável, sempre bem acompanhadas de uma trilha sonora empolgante e um trabalho competente da edição e mixagem de som. Diante de tudo isso, a imensidão do oceano, o caos do navio Essex e de Moby Dick é sentida pelo espectador.           


  O filme apresenta uma fotografia atraente desde ao caos durante a viagem ao longo do oceano ao belíssimo por do sol unindo a construção da época cautelosa com um CGI primoroso. ‘No Coração do Mar’ é empolgante, possui um ritmo aprazível, é um ótimo entretenimento e merece sua atenção.

                       
NOTA: 8,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário