Estreias

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Crítica - 'Minions'


    O alivio cômico em ‘Meu Malvado Favorito’, aqueles bichinhos amarelos amantes de banana e sempre dispostos a ajudar o Gru, passam a ser protagonistas em ‘Minions’ na mesma direção de Pierre Confin. Caindo na graça de todos, esses incríveis pequenos organismos unicelulares esbanjam um enorme carisma e ganham sua própria historia.         

    Com um agradável inicio, o filme dava sinais de pura diversão. Narrando a origem dos Minions passando por vários momentos históricos, os primeiros minutos apresentaram as melhores piadas. Buscando servir sempre os vilões, mas sempre os vitimizando por conta de suas atrapalhadas. Eles ficam sem rumo até Kevin dar o passo inicial e contar com Bob e Stuart a procura do ser mais vil do planeta.       
 
  Após seu bom inicio, a historia se perde em seu desenvolvimento ao narrar a aventura de Kevin, Stuart e Bob tornando os queridos personagens meros coadjuvantes para dar ênfase a fraca vilã Scarlet Overkill (ao menos está bem na voz de Sandra Bullock).

  Ao longo dos 91 minutos, as engraçadas piadas inicias só foram decrescendo tornando sem graças, desnecessárias em algumas cenas e partindo para as físicas. Além de o trailer ter mostrado as melhores cenas/piadas e contando praticamente todo filme. Para ver ‘Minions’ aconselho a não ver os quatros trailers (apesar das ondas de divulgações).              
 
    Com uma boa diversão em seu inicio e um momento empolgante até em seu final, ‘Minions’ é tecnicamente brilhante com ótima ambientação londrina e resgatando as ótimas musicas britânicas dos anos 60 como Beatles, The Who, entre outras. Porém, nem o carisma de sobra dos Minions salva o fraco roteiro.         

NOTA: 6,0



quarta-feira, 29 de julho de 2015

Crítica - 'Uma Longa Jornada'


       Já faz um bom tempo que Hollywood se inspirou nos best-sellers do autor Nicholas Sparks. Desde os ótimos ‘Diário de uma Paixão’ e ‘Um Amor para Recordar’, em suas ultimas obras o romancista mostrou não saber o significado de criatividade. A sua 10ª longa metragem acompanha o caubói vivido por Scott Eastwood e a estudante de artes é Britt Robertson e como de costume o previsível esta de volta em ‘Uma Longa Jornada’.        

     Mas existe algo diferente nessa trama? A resposta é simples: não.  Mudando apenas os nomes, profissões, os objetivos da vida dos personagens e suas dificuldades. Protagonizado pelo cowboy Luke Collins (Scott Eastwood) e a estudante Sophia Danko (Britt Robertson), com um breve desenvolvimento de ambos os personagens; os clichês tomam conta e de cara os dois de apaixonam a primeira vista. 

  Inesperadamente eles conhecem Ira (Alan Alda) e ao ter suas cartas escritas para sua falecida esposa resgatas por Sophia, o senhor desenvolve uma amizade com a jovem estudante.  E aqui somos bem-vindos a uma bela história, remetendo o passado de Ira (Jack Huston) e sua esposa Ruth (Oona Chaplin) nos anos de 1940 servindo como um livro de auto-ajuda para o amor dos jovens protagonistas.  O filme traçou paralelos entre as duas histórias, e quem acabou se destacando foi o casal Ira e Ruth trazendo uma maior carga emocional, com uma bela e delicada memória e com melhores performances.                
     
    Não apenas na história e na competência dos recursos técnicos no retrato da época, as atuações dos coadjuvantes se destacam mais do que dos próprios protagonistas. Dentre todo elenco, quem desenvolveu um peso emocional ao seu personagem foi Oona Chaplin mostrando todo seu sofrimento, contracenando ao seu lado Jack Huston - ambos roubam a cena, junto com Alan Aldan. O casal protagonista apresentou boa química, Britt Robertson (‘Under the Dome’) tem carisma, mas não pode dizer o mesmo para Scott Eastwood que visivelmente mostrou não ter estudado seu personagem.

   Transitando entre o presente e o passado, o diretor George Tillman . Jr. acertou no ritmo entre as duas histórias e criou boas cenas de ação do rodeio lidando com o time-lapse. Com cenas tradicionais do gênero, cobrindo toda a primeira metade. Na segunda metade melhora “um pouco”; devido às desavenças do casal, mas com um drama arrastado subestimando o espectador e na tentativa de emocionar o público.

  Como em todo filme Sparkiano e suas clássicas cenas, ‘Uma Longa Jornada’ exibiu tudo que conhecemos em suas outras obras. Sempre com belos cenários, uma bonita trilha sonora melodramática, o previsível, e jovens atores protagonistas. Quem merecia o papel principal era o casal Ira e Ruth.

NOTA: 6,3


 
                     

domingo, 26 de julho de 2015

'O Silencio dos Inocentes (1991)'


CRÍTICA RÁPIDA

Mais do que merecido, entrou na história do cinema como um dos poucos filmes vencedores dos cinco principais prêmios do Oscar como melhor filme, direção, roteiro, ator e atriz - esse é ‘O Silêncio dos Inocentes’. Contando com uma das melhores atrizes que o mundo já viu: Jodie Foster deu um show de interpretação vivendo uma estudante convocada a encontrar um serial killer consultando o clássico Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins também entregando umas das melhores atuações já vista na história do cinema). De um suspense brilhante na ótima direção Jonathan Demme criando um ambiente tenso dispondo de uma boa trilha sonora e com uma ótima fotografia big-close e em plano detalhe favorecendo esse clima. Para quem gosta de filme de suspense, esse definitivamente não pode faltar em sua lista.
   

NOTA: 10




Lançamento: 17 de maio de 1991 (1h58min )
Dirigido por: Jonathan Demme
Atores Principais :Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn .
Gênero : Terror, Suspense
Nacionalidade: EUA

Sinopse: A agente do FBI Clarice Starling  ( Jodie Foster) tem que encontrar um serial killer. Para entender melhor a mente do criminoso, ela recorre a outro psicopata, o psiquiatra Hannibal Lecter ( Anthony Hopkins ). O Dr.Lecter parece ter as respostas de que ela precisa, mas só as revelará se Starling conquistar sua confiança.





'Quarteto Fantástico'




Sinopse: “Quatro jovens de outro lugar que teletransportam-se para um universo alternativo e perigoso, o que altera a sua forma física de maneiras chocantes. Com suas vidas completamente abaladas, a equipe deve aprender a aproveitar as suas novas habilidades assustadoras e trabalhar juntos para salvar a Terra de um antigo amigo que tornou-se inimigo.”

Lançamento: 6 de agosto de 2015 (1h46min)
Gênero: Super-herói, Ação
Dirigida por: Josh Trank
Atores principais: Miles Teller, Michael B. Jordan, Kate Mara, Jamie Bell, Toby Kebbell
Nacionalidade: EUA




domingo, 19 de julho de 2015

Ghost - Do Outro Lado da Vida


Sam Wheat ( Patrick Swayze ) e Molly Jensen ( Demi Moore ) formam um casal muito apaixonado que tem suas vidas destruídas, pois ao voltarem de uma apresentação de  "Hamlet " são atacados e Sam é morto. No entanto, seu espírito não vai para o outro plano e decide ajudar Molly, pois ela  corre o risco de ser morta e quem comanda a trama, é o mesmo que tirou sua vida, e  quem Sam considerava seu melhor amigo.  Para poder se comunicar com  Molly ele utiliza Oda Mae Brown ( Whoopi Goldberg ), uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo, para desta maneira alertar sua esposa do perigo que corre. 

Lançamento : 1 de novembro de 1990 (2h6min)
Dirigido por :  Jerry Zuckerberg
Com : Patrick Swayze, Demi Moore,  Whoopi Goldberg 
Gênero : Fantasia , drama , romance 
Nacionalidade: EUA 



'Missão Impossivel - Nação Secreta '


Ethan Hunt (Tom Cruise ) descobre que o famoso Sindicato é real, e está tentando destruir o IMF. Mas como combater uma nação secreta, tão treinada e equipada quanto eles mesmos? O agente especial tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo de pessoas não muito confiáveis. 

Lançamento : 13 de agosto de 2015
Dirigido por : Christopher McQuarrie 
Atores Principais: Tom Cruise, Jeremy Renner, Rebecca Ferguson. 
Gênero : Ação, Espionagem, Suspense 
Nacionalidade : EUA



'Homem Irracional'




Sinopse: No campus de uma faculdade de uma cidade pequena, um professor de filosofia em crise dá um novo propósito a sua vida quando adentra em um relacionamento com sua estudante.

Lançamento: 6 de agosto de 2015 (1h36min)
Gênero: Drama, Comédia
Dirigida por: Woody Allen
Atores principais: Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey, Jamie Blackley, Ethan Phillips
Nacionalidade: EUA



sexta-feira, 17 de julho de 2015

Crítica - 'Tomorrowland - Terra do Amanhã '

       
   Com apenas um sutil toque no enigmático broche, somos levados ao incrível mundo futurístico de ‘Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada É Impossível’. Com um roteiro de idéias modernas em mãos, o diretor Brad Bird (dos excelentes ‘Os Incríveis’ e ‘Ratatouille’ da Pixar) reforça o conceito da criatividade desses filmes misturado com o ritmo ágil de seu primeiro longa-metragem com atores reais (‘Missão Impossivel – Protocolo Fantasma’).

     Ao lado da produção da Disney, fez a divertida fictícia aventura de Tomorrowland. Conhecendo a jovem questionadora Casey Newton (Britt Robertson) buscando descobrir tudo sobre esse local futurístico ao ficar impressionada ao tocar em um broche com um ‘T’estampado, que recebeu de Athena (Raffey Cassidy). Ela conta com a ajuda de Athena e do cientista desiludido Frank Walter (George Clooney) para conhecer aquela cidade mágica.

     Com uma apresentação arrastada e bem desenvolvida dos personagens, os mistérios envolvidos sobre o local empolgam o espectador em boa parte do filme. Porém, a história é mais voltada ao publico infanto – juvenil, por conta dos diálogos ingênuos, tons de humor infantis e até mesmo por apresentar personagens vividos por jovens atrizes - Robertson e Cassidy e uma mensagem final otimista.

     Compondo seus personagens com perfeição, está Britt Robertson (‘Under the Dome’) com seu jeito curiosa, corajosa e otimista e Raffey Cassidy, a robô sendo o grande destaque dentro das atuações. Ainda temos o astro George Clooney que está muito bem interagindo com todos os personagens, encontramos também o antagonista Hugh Laurie (o eterno ‘House’). Todos estavam à vontade em seus papeis.

      Com um ritmo ágil sempre buscando prender a atenção do espectador (com exceção em seu primeiro ato), o filme ficou repetitivo e cansativo ao longo de seus aproximadamente 120 minutos e errou no tom, pois existem momentos bem infantis e outras um pouco “fortes” destinado a esse seu publico alvo. Não podemos deixar de notar o ótimo efeito visual deste mundo idealizado contando com a boa direção de Bird valorizando a Tomorrowland com boas seqüências de ambientações e optando com boas angulações durante a fictícia aventura, porém o confuso roteiro pouco nos diz o que realmente é Tomorrowland.

         Divertido em boa parte de seu tempo, falhando apenas em seu ato final.  ‘Tomorrowland – Um Lugar Onde Nada É Impossível’ construiu um mundo fascinante, somou momentos empolgantes, um elenco carismático. Porém, não soube trazer emoção, apresentou uma história clichê de uma menina escolhida para salvar o mundo e o carimbo da Disney apelando para uma mensagem arrastada pra lá de otimista.

NOTA: 6,5




terça-feira, 14 de julho de 2015

Crítica - 'O Franco - Atirador'


Responsável por alavancar o sucesso de Liam Neeson nos filmes de ação em ‘Busca Implacável’, o cineasta Pierre Morel repete algumas premissas em seu novo trabalho, ‘O Franco – Atirador’. Dessa vez, escolheu o veterano vencedor de dois Oscar nos filmes ‘Sobre Meninos e Lobos’ e ‘Milk – A Voz da Igualdade’, o estreante em filmes de ação: Sean Pean, e deixa de lado o drama familiar para um drama político.  
                                                                                    Baseado no livro homônimo de Jean-Patrick Machette, com o roteiro coescrito pelo próprio Pean envolvendo uma série de questões políticas no Congo, país marcado pelas guerras civis. O matador de aluguel Jim Terrier (Sean Pean) tem a missão de matar um importante ministro no local e deixar sua amada (Jasmine Trinca) aos cuidados do personagem vivido por Javier Bardem. Anos mais tarde, Terrier se torna alvo por conta de seu passado.        
                  
     Deixando de lado todos os desdobramentos políticos, pouco desenvolvendo os personagens o roteiro deu ênfase ao subtrama mais tolo - o triangulo amoroso entre Pean, Trinca e Bardem. A clássica história pouco explorou seus bons momentos e caiu nos velhos clichês não trazendo nenhum elemento novo ao gênero, apelando sempre para um romance pouco convincente e mostrando estar preocupado em apenas dar seqüência a ação.                    
            
     Em sua estréia em filmes de ação, o longa não foi um bom inicio para Sean Pean que  conseguiu dar boa profundidade dramática ao seu personagem e convence nas lutas, porém ainda falta aquela simpatia. Dentro do forte elenco encontramos o acima da média - Javier Bardem (‘Onde os Fracos Não têm Vez’), o bom trabalho de Ray Winstone e a esforçada Jasmine Trinca, porém pouco contribuiu a produção devido ao roteiro pouco desenvolver seu personagem. Foram as atuações que salvaram o filme de um desastre, apesar dos personagens poucos se envolverem.                                                                                                                                                                                                                                                                           ‘O Franco – Atirador’ traz boas cenas de ação e bem coordenadas por Morel. Seu grande momento empolgante é apenas em sua ultima batalha. 

NOTA: 5,5


domingo, 12 de julho de 2015

'O Exorcista'




Sinopse: Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
  
Ano/Duração:  1974 (2h2min)
Dirigido por: William Friedkin
Atores Principais: Linda Blair, Ellen Burstyn, Max von Sydow
Gênero: Terror , Suspense
Nacionalidade: EUA





'A Força'




Sinopse: Vinte anos depois de um acidente causado a morte de um ator durante uma peça de escola, os alunos da mesma escola de cidade pequena ressuscitam a produção de palco que falhou, em uma tentativa equivocada de homenagear o aniversário da tragédia – mas então descobrem que algumas coisas são melhores sozinhas.

Lançamento: 23 de julho de 2015 (1h15min)
Gênero: Terror
Dirigida por: Travis Cluff, Chris Lofing
Atores principais: Cassidy Gifford, Pfeifer Brown, Ryan Shoos, Reese Mishler, Alexis Schneider
Nacionalidade: EUA




'Sobrenatural: A Origem'




Sinopse: Nessa sequência assustadora, que acontece antes da casa assombrada da família Lambert, revela como a dotada de dons psíquicos Elise Rainier (Lin Shaye) , concorda após relutar, em usar sua habilidade para entrar em contato com os mortos como o objetivo de ajudar uma adolescente (Stefanie Scott) que tornou-se alvo de uma entidade sobrenatural perigosa.

Lançamento: 30 de julho de 2015 (1h38min)
Gênero: Terror
Dirigida por: Leigh Whannell
Atores principais: Dermot Mulroney, Stefanie Scott, Angus Sampson

Nacionalidade: EUA




terça-feira, 7 de julho de 2015

Crítica - 'Return To Sender'


    Difícil comentar ‘Return to Sender’ sem começar a falar dela: Rosamund Pike. Nomeada a disputa do Oscar 2015 após sua fantástica performance em ‘Garota Exemplar’, com muitos olhares agora voltados a atriz, ela mais uma vez emenda uma ótima atuação se consagrando como um grande nome do cinema atual.                                           

     O suspense psicológico em ‘Return to Sender’ também se assemelha com outros pontos do filme do cineasta David Fincher em ‘Garota Exemplar’. Com aquele roteiro exigindo da atriz uma dupla personalidade, Pike tirou de letra, mas teve que lidar com a falta de desenvolvimento do roteiro neste seu novo suspense, do desconhecido diretor Fouad Mikati.

    Vivendo a enfermeira Miranda Wells (Rosamund Pike) a procura de um novo amor, ela aceita um encontro as cegas com um rapaz chamado Kevin. Poucas horas antes do seu encontro, um homem bate em sua porta (Shiloh Fernandez). Ela pensa em ser Kevin, mas esse misterioso rapaz é um estuprador. Após sua prisão, ela começa a escrever cartas e visitá-lo na prisão.                                          

        Esse curioso enredo prende a atenção do espectador mesmo com o ritmo lento adotado pelo filme nos minutos inicias mostrando como Miranda esta lidando após o abuso. Para quem lê a sinopse é uma premissa interessante, pois o publico realmente não sabe qual é a intenção dos personagens e por hora passamos a acreditar naquela enigmática amizade. Isso é muito por conta da ótima atuação de Pike escondendo suas emoções com uma mente perturbada sendo sempre aquela pessoa dócil e simpática, como também da boa atuação de Shiloh Fernandez interpretando um maníaco e futuramente um “apaixonado”. O suspense ainda traz Nick Nolte, bem em cena, interpretando o pai de Miranda. 

     O foco do filme é voltado a Miranda. Os coadjuvantes pouco acrescentam a história devido ao roteiro pouco desenvolve-los, como até mesmo a própria protagonista.  Apesar de interessante, o suspense pouco trabalhou a narrativa e todos os acontecimentos se passam as pressas deixando algumas perguntas soltas. Além de apresentar nos 90 minutos algumas cenas desnecessárias, com potencial o filme poderia ter explorado em outros pontos (não falado para evitar spoiler) e acrescentados mais alguns minutos.    

       Com seu baixo orçamento, o suspense tem um recurso técnico razoável e conta com uma boa trilha sonora tanto para os momentos dramáticos como também para o suspense. Ainda que caímos na armadilha criada por Fouad Mikati, com potencial e um ótimo elenco, faltou um David Fincher para tornar ‘Return to Sender’ em uma obra de arte.
                
NOTA: 6,6


domingo, 5 de julho de 2015

'Titanic'



Sinopse: Jovem aventureiro (Leonardo DiCaprio) ganha passagem, em mesa de jogo, para a primeira viagem do transatlântico Titanic. No navio, apaixona-se por Rose Bukater (Kate Winslet), noiva de um homem rico e arrogante (Caledon Hockley), com quem vive um amor proibido. Mas a viagem ganha contornos trágicos quando o navio se choca com um iceberg.
  
Lançamento: 16 de janeiro de 1998 (3h14min)
Dirigido por: James Cameron
Atores Principais: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane 
Gênero: Drama , Romance
Nacionalidade: EUA



'Homem Formiga'



Sinopse: “Armado com a espantosa capacidade de encolher em escala, mas aumentar em força, o ladrão mestre Scott Lang (Paul Rudd) deve abraçar seu herói interior e ajudar seu mentor, Dr. Hank Pym (Michael Douglas), a proteger o segredo por trás de seu terno espetacular de Homem-Formiga de uma nova geração de grandes ameaças. Contra obstáculos aparentemente intransponíveis, Pym e Lang deve planejar e concretizar um assalto que vai salvar o mundo.”

Lançamento:16 de julho de 2015 (1h57min)
Gênero: Ação, Superherói, Comédia
Dirigida por: Edgar Wright
Atores principais: Paul Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly
Nacionalidade: EUA , Reino Unido





Maggie - A Transformação




Sinopse: Uma adolescente (Abigail Breslin) no Centro-Oeste é infectada por um surto de uma doença que lentamente transforma os infectados em zumbis canibais. Durante sua transformação, seu pai amoroso (Arnold Schwarzenegger) permanece ao seu lado.


Lançamento: 9 de julho de 2015 (1h37min)
Gênero: Drama, Terror, Thriller
Dirigida por: Henry Hobson
Atores principais: Arnold Schwarzenegger, Abigail Breslin, Joely Richardson
Nacionalidade: EUA , Suiça




sexta-feira, 3 de julho de 2015

Crítica - 'Every Secret Things'


    Indicada ao Oscar em ‘Deliver Us from Evil’ em 2007 a documentarista Amy Berg estreou com o pé esquerdo em seu primeiro longa-metragem do misterioso – ‘Every Secret Things’, acertando apenas na escolha de um forte elenco. Contudo, o elenco ficou a mercê das falhas na direção da principiante e do confuso roteiro.                   
 
  Adaptado no best-seller homônimo de Laura Lippman, o filme começa anos antes com uma sequência pré-crédito apresentando os três personagens principais: Alice (Danielle MacDonald no futuro) uma menina oprimida, sua mãe Helen (Diane Lane) e Ronnie (Dakota Fanning no futuro) uma menina perturbada. As duas garotas fizeram algo terrível quando crianças e após sair do centro de detenção juvenil, elas são acusadas do sumiço de uma criança e agora estão na mira da detetive Nancy Porter (Elizabeth Banks).                           
 
    A adaptação tem um bom inicio nos minutos inicias prendendo a atenção do espectador por apresentar um pacote promissor de mistério e crime, mas isso acontece apenas nos 30 minutos inicias e olhe lá. Durante os 93 minutos o longa se perdeu em seu confuso roteiro empregando de flashbacks para cobrir as pontas soltas mostrando o real passado das protagonistas Alice e Ronnie prejudicando não só o  ritmo do filme como na projeção dos personagens, não sabendo aproveitar o forte elenco.          
 
   Com um fraco roteiro, o destaque ficaram para Danielle MacDonald, a sempre ótima Dakota Fanning, Elizabeth Banks e Diane Lane conseguindo incorporar com perfeição seus personagens tanto esteticamente, na maneira de suas falas e  nos gestos, os quatros certamente carregam o filme nas costas. Já os coadjuvantes estão bem dentro do que o suspense propõe.                               

   A atmosfera criada por Berg também é envolvente para o suspense, muitas vezes usa pouca luz e silhuetas como base deliberado para isolar as intenções dos personagens. Com um ritmo lento, ‘Every Secret Thing’ pouco empolgou e promete salas vazias até seu final.

NOTA: 5,8