Estreias

terça-feira, 9 de junho de 2015

Crítica - 'Noite Sem Fim'


    Se há um cartaz dele, as pessoas param para olhar. Se há algum nome preferido para filmes de ação, é ele. E mais uma vez as telas, Liam Neeson está em mais uma tensa ação em ‘Noites sem fim’, de novo ao lado do diretor Jaume Collet – Serra, após os trabalhos em ‘Desconhecido’ e ‘Sem Escalas’, o diretor acertou mais uma vez na escolha do seu elenco. Não por apenas escolher Neeson, como também Ed Harris, Joel Kinnaman e Vincent D’ Onofrio.           
 
      De maneira não linear o roteiro desenvolveu muito bem todos os personagens e principalmente a relação pai e filho. A começar por Jimmy Conlon (Liam Neeson) um matador da máfia aposentado e grande amigo do mafioso Shawn (Ed Harris), não tem um bom relacionamento com seu filho (Joel Kinnaman), por conta de seu trabalho. Porém, ao ver seu filho em perigo resolve agir contrariando sua lealdade com         o chefe e posto em uma noite envolvendo a máfia e a policia.                               
 
      Sem grandes novidades em filmes de ação o diferencial aqui foi em aprimorar e aproveitar todos os seus personagens nos primeiros minutos. E com um elenco de primeira, Neeson como sempre está muito bem trazendo uma profundidade em seu papel estando sempre ao lado de seu filho que o renega, Ed Harris vivendo um pai angustiado com a perda do filho fez um bom trabalho, como também D’ Onofrio na pele talvez o único policial correto da cidade e a razoável performance de Kinnaman demonstrando todo seu rancor pelo seu pai.             
 
      Mas o bom roteiro dos minutos iniciais só foi decrescendo parecendo que foi escrito as pressas e apresentando personagens desprezíveis no decorrer do suspense. Contudo, como o filme se passa em apenas uma madrugada, o espanhol Collet – Serra deu um ritmo ágil, para isso utilizou muitos cortes e algumas cenas de ação não são empolgantes, apesar disso criou bons enquadramentos e soube valorizar a questão do espaço e tempo – congelando uma cena e já transferindo para o próximo local da trama sempre mostrando em diferentes ângulos a cidade de Nova Iorque. Com isso, contou uma interessante e minimalista fotografia, pois como a suspense se passa praticamente de noite, conseguiram tornar as cenas compreensíveis.             

       Com mais uma ação envolvendo vingança, máfia e porradas de Neeson. O ótimo ator após envolver com filmes de ação nos últimos anos ‘Noite sem Fim’ está abaixo de seu nível e um dos mais fracos já realizados por ele. Mesmo assim, o filme acertou em alguns pontos e inovou em alguns instantes do roteiro, o diretor fez um bom trabalho ao dar um ritmo rápido e não apelar ao melodrama. E diante dos filmes de ação apresentados nos últimos meses ou do ano, esse ainda conseguiu agradar e entreter o publico.


NOTA: 6,8


Nenhum comentário:

Postar um comentário