Estreias

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Crítica - 'Jogada de Mestre (Kidnapping Mr. Heineken)'



   Baseado em fatos reais, ‘Jogada de Mestre’ apresenta uma temática interessante ocorrido nas noites de crimes no ano de 1983 em Amsterdã e conta com grandes nomes para atrair os fãs de Anthony Hopkins, Jim Sturgess e Sam Worthington. O diretor Daniel Alfredson  fez bem em escolher esse fortíssimo elenco, mas não foi o suficiente para suprir sua confusa direção.                                             

    Adaptado do livro de Peter R. de Vries – ‘Kidnapping Mr. Heineken’(nome original do filme), após o fracasso em obter um empréstimo bancário, os cinco amigos querem dar a volta por cima em suas vidas e  decidem no ano novo arquitetar um plano para sequestrar o bilionário dono de cervejaria Mr. Heineken em troca receber um resgate de US$35 milhões.

        Resultando no valor mais pago pelo resgate de uma pessoa, o roteiro pouco construiu seus personagens a não ser pelo protagonista cabeça da quadrilha - Cor, exigindo um pouco mais do ator Jim Sturgess que o interpretou de maneira convincente. Ao seu lado, o ‘cabeça quente’ Sam Worthington também esta bem em cena e o sempre ótimo Antony Hopkins nunca perdendo sua elegância mesmo nos momentos mais tensos, mostra-se sempre frio, calmo após ser sequestrado e fez seu jogo de manipular seus oponentes. Até mesmo todos coadjuvantes fizeram um bom trabalho, os cincos amigos mostraram uma boa química e a boa apresentação de Son, nos momentos dramáticos.

        Com grandes nomes, o responsável pelo o que há á de pior no filme é – Daniel Alfredson. Sua confusa direção pouco ajudou no desenvolvimento dos personagens e na narrativa, com enquadramentos amadores assim como a iluminação, suas cenas são escuras e incompreensíveis nos momentos de ação.  Muito por conta de seus takes rápidos (em segundos mudava seus planos desnecessariamente) as cenas de ação e perseguição são fracas e não empolgam.

        O cenário de Amsterdã foi bem representado no ano de 1983 e com uma boa trilha sonora, ambos favoreceram a atmosfera tensa no filme. Faltou pouco para ‘Jogada de Mestre’ ser um filme muito bom, com um elenco carregando o longa praticamente nas costas, uma direção experiente e um melhor desenvolvimento neste notável enredo; o filme seria melhor apreciado.


NOTA: 6,3



Nenhum comentário:

Postar um comentário