Estreias

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Crítica - 'Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’


Cinematograficamente sensacional, o diretor e roteirista Alejandro González Iñárritu inova em sua nova obra ‘Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)’.  Sua combinação perfeita desfrutando das metalinguagens, das criticas abordadas no filme, e até mesmo na escolha inteligente do seu protagonista Michael Keaton, foi o retrato para uma direção absurda.                                                                                                                   Assim conhecemos nosso protagonista Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator conhecido pelo sucesso de ‘Birdman’ no ano de 1992, longe do auge – lembra um pouco como foi à carreira de Michael Keaton quando interpretou Batman no mesmo ano. Para conseguir a fama e admiração, Thomson planeja retomar a sua carreira dirigindo, escrevendo e protagonizando uma peça teatral.                                                             
                                                                                                                                                                        Na trama, o cenário voltado nos bastidores, mostra o conflito interno de Riggan com a obsessão da fama, em querer a atenção e escutar a voz do arrependimento do ‘Birdman’. Precisa lidar com sua filha (Emma Stone), uma jovem frustada e seu companheiro de peça Mike (Edward Norton).                                                                                                                                                                                                                     Identificado no papel, Michael Keaton surpreende, mostra sua melhor atuação e foi premiado a concorrer no Oscar de 2015. Emma Stone atuou com os olhos e fez uma cena fantástica contracenando com seu pai, e Edward Norton sendo Edward Norton.  Ainda encontramos com Zach Galifianaki (‘Se beber não case’) e Naomi Watts.                        
                                                                                                                                                                      Coordenado por planos sequência, Iñárritu foi impecável e deixa os cortes quase imperceptíveis.  Esses planos sequência têm como objetivo de passar essa confusão na cabeça do personagem que Keaton atua em sua peça, mostrar o Birdman como se fosse algo fora de sua imaginação, além de prender o espectador ao longo dos 120 minutos. Outro ponto importante são os jogos de cores incríveis que o diretor faz para expressar cada emoção do seu elenco.                                                                                                                                                                                                                                                            Sendo fundamental para o filme a fotografia foi muito boa para elaborar tudo em primeira tomada. Já a trilha sonora pouca presente e estranha caiu bem para o longa, mas não foi notável. ‘Birdman’ apresenta um roteiro bem abaixo do que os domínios técnicos demonstram. A direção foi essencial para envolver o publico diferente do roteiro. Expondo criticas a Hollywood, a Broadway, aos atores, super heróis e até os críticos de cinema. Diferente, inteligente, o filme não teria o mesmo brilho senão fosse por Iñárritu mostrando suas habilidades e entregando seu melhor trabalho da carreira.                                                                                                  

NOTA: 7,9




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